Intro
Eu sempre quis (voltar a) ter uma news como essa (tive entre 2014 e 2017, enquanto a absolem existiu) e vinha ensaiando um MVP no Instagram, com um post carrossel. Foram 10 edições em formatos de posts (que você pode ver aqui), onde trouxe um pouco da minha visão do universo das marcas—uma das minhas paixões. Neles, mostrei o que acontecia de mais relevante entre segunda e sexta. Em alguns momentos, eram apenas descobertas minhas. Mas na maioria das vezes era o que estava rolando de mais quente em relação à marcas, aqui e lá fora.
Hoje, trago essa curadoria pra cá e mato a minha vontade de ter uma newsletter (de novo). Aqui eu consigo aprofundar um pouco mais (e colocar links), o que enriquece ainda mais a conversa, e o conhecimento.
Então, já recomenda pra quem você achar que vai gostar também.
Semana 31
Semana agitada para o Instagram que comunicou (ainda) mais mudanças, para receber críticas da família Kardashian depois de um baixo assinado criado pra que a rede social voltasse a ser o que era. Adam Mosseri (cabeça do Instagram) se manifestou algumas vezes, e acabou dizendo ontem (quinta), em entrevista, que o Instagram vai segurar mudanças pra se tornar o novo TikTok—pelo menos por enquanto, pelo menos algumas mudanças. Tem um link da entrevista na sequência.
Segunda, 25/07
Mas vamos mudar um pouco o assunto. Na segunda, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Shopee, plataforma digital de varejo, que o Dia dos Pais desse ano terá um aumento de 20% no valor gasto para presentes em 2022. Usando metodologia amostral, que foi realizada com 1.200 usuários dentro do aplicativo.
Extra Instagram vs Instagram: Foi quando começou a tensão entre Instagram e influenciadores, com o post do @iluminati, acima. Logo depois, Kardashians entre outros criadores de conteúdo e influenciadores compartilharam o post, dando suas visões.
Terça, 26/07
A rede atacadista Assaí anunciou na terça que vai começar a conversão dos hipermercados que comprou em 2021. São 70 pontos que vão passar de hipermercados para atacarejos. Até o final do ano, serão 40 unidades convertidas e mais de 15 mil novos empregos gerados. Os pontos eram, em maioria, do Extra Hiper.
EXTRA Instagram vs Instagram: As Kardashians, influenciadoras acima de tudo, criticaram as mudanças anunciadas pelo Instagram. Na sequência, o chefão Mosseri postou em seu perfil reforçando as mudanças e dizendo que a transição para vídeos está vindo naturalmente, pelos usuários.
Quarta, 27/07
Polishop e Xiaomi anunciaram parceria para expandir venda física da marca no Brasil. A gigante chinesa vem chegando, devagar e com estratégia comercial parecida do que faz em outros países da Europa e América Latina. Acreditando em um perfil específico de consumidor, serão 26 produtos da marca na plataforma de varejo, que tem 26 lojas espalhadas pelo país. A aposta é em artigos inteligentes para a casa.
EXTRA Instagram vs Instagram: A ByteDance (dona do TikTok) anunciou que vai criar uma rede social como era o Instagram antigamente para atender pedidos de usuários do Instagram que querem o Instagram de volta. Bugou por aí também? E agora?
Quinta, 28/07
Nova identidade da Bugatti pela Interbrand. A marca está no topo da indústria há mais de 110 anos. "Considerando que o mundo muda, a Bugatti também muda". Esse foi o ponto de partida da Interbrand pra criar a nova identidade, a transformando para uma marca de hiper-luxo. É um passo para a empresa francesa redefinir o mercado.
EXTRA Instagram vs Instagram: Mosseri diz, em entrevista para a Platformer, que a rede social vai dar um grande passo atrás nas mudanças que vem fazendo após receber críticas pelos updates recentes. Ele disse que vão reagrupar e discutir os próximos passos pro Instagram. Em termos de construção de marca, achei muito bom ele admitir erros, mostrar que escuta o que seus clientes dizem e já cancelar algumas mudanças (vídeos em tela cheia com legenda prejudicada e as muitas recomendações de posts de perfis que você não segue). Ufa!
Sexta, 29/07
Beyonce lança RENAISSANCE após hiato de seis anos. Em post no Instagram (em carrossel e não em vídeo), a cantora agradeceu os fans por aguardar o lançamento oficial após o disco ter vazado. Criação (ou manutenção) de comunidade forte, que ela sabe fazer como poucos. Um exemplo impecável de construção de marca pessoal—pra ficar de olho. A faixa favorita por aqui é essa aqui. Tudo é energia.
Essa newsletter foi editada ouvindo e adorando o álbum.
EXTRA Instagram vs Instagram: Mister Mosseri abriu uma caixinha de perguntas hoje . Ó, vou te falar que "haja coragem”. Estão se saindo muito bem, ele e o Instagram. Numa crise como essa, teria gente correndo do cargo. E, ele respondeu confirmando que vai cancelar o vídeo em tela cheia com legenda mal arrumada e que vai diminuir a porcentagem de recomendações. Imediatamente, já foi. Ufa! 2
Novela Instagram vs Instagram
Sim, estou chamando essa história de novela. E sim, é do Instagram contra o próprio Instagram. Eu acredito que é um tiro no pé—tentar ser e copiar outra marca. Pensando em branding, puro e cru, é uma marca querendo ser outra. Perdendo personalidade, diferenciais, tradição entre muitas outras coisas. Eu comentei isso outro dia, num post do Paulo Cuenca (link acima), e deixo ele aqui pra completar a reflexão.
Sendo assim, vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Ah, quem fez uma reflexão incrível sobre o assunto foi a Bia, do Bits do Brands: maravilhosa, referência máxima e inspiração total. Vai lá e dá uma olhada. E já assina a news dela também.
Muito obrigado!
Se você chegou aqui, te agradeço de coração. É um tempo dedicado que adoro fazer, mas que não deixa de dar trabalho. Ninguém me pediu pra fazer, mas acredito que é uma maneira de mostrar exemplos do que é branding, construção de marca bem feita, em detalhes e com clareza.
E se você chegou aqui por uma recomendação, já assina aqui ó:
Eu sou Leo Pope: pai da Alice, designer, estrategista de marcas e criador da metodologia Energia da Marca.
Pra mais conteúdo, me segue lá no Instagram.
E até sexta que vem!